segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SOBRE A INSTITUIÇÃO:


2. SOBRE A INSTITUIÇÃO: 

1.      Missão da instituição

  • A busca da melhoria da qualidade de vida das comunidades urbanas e rurais, através da capacitação e da alternativa local do desenvolvimento sustentável econômico, social, cultural e ambiental.
2.      Breve histórico da instituição:

·        O Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC, constituído em 30 de março de1996, é uma Organização não Governamental, sem fim lucrativo, reconhecido como entidade de utilidade pública, através da Lei municipal nº 8.039 de 22 de agosto de 1996 e Lei Estadual nº 7.708 de 22 de Dezembro de 2004. É formado por uma equipe multiprofissional de agrônomo, técnico em cooperativismo, zootecnista, administrador, economista, assistente social, psicólogo, advogado, engenheiro de pesca, técnico agrícola, veterinário, nutricionista, pedagogo, arte educadores capacitados para atuarem nas áreas urbanas e rurais, com abrangência de atuação a nível nacional. Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades, prestando serviços especializados de capacitação e assessoria nas áreas de: gestão; desenvolvimento tecnológico; estudos; projetos e pesquisas; associativismo e cooperativismo; saúde pública; educação; políticas públicas; meio ambiente; higiene e segurança do trabalho; geração de emprego e renda; desenvolvimento comunitário e direitos humanos. Ao longo dos anos realizou os seguintes convênios/parcerias: Universidade Federal da Paraíba; Caixa Econômica Federal; Instituto de Terras e Planejamento do Estado da Paraíba – INTERPA, Secretaria de Trabalho e Ação Social do Governo do Estado/MTE/FAT/Ministerio da Justiça, Fundação Nacional do Índio – FUNAI-PB, Banco do Nordeste, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Caixa Econômica Federal –CEF, Associações Comunitárias e Prefeituras municipais (Bayeux, Conde, Alhandra, Caapora). Destacamos as seguintes ações/programas do GETEC ao longo destes anos de vida:

   1) Desenvolvimento rural: tem como objetivo a organização econômica e social das áreas de assentamento do estado da Paraíba e indígenas, através da capacitação nas habilidades de gestão e especificas, compreendendo os cursos de administração de associação rural, noções básicas de reforma agrária, conservação do solo, controle alternativo de praga e aplicação de agrotóxico (agricultura orgânica), Piscicultura, cidadania e direitos humanos, educação ambiental, bovinocultura de leite, caprinocultura, técnicas de irrigação e higiene e beneficiamento de alimentos.
Resultados – nas 87 áreas que foram trabalhadas, das 830 existentes no Estado, observou-se os seguintes resultados: melhor gestão no processo associativista e produtivo; implantação de alternativas produtivas de desenvolvimento; introdução de tecnologia apropriada; melhor aplicação dos recursos financeiros disponíveis. Foram capacitados mais de 1000 trabalhadores rurais. 
 
2) Desenvolvimento urbano – tem como objetivos a organização comunitária e a geração de emprego e renda, compreendendo a realização dos seguintes cursos: gerenciamento de projetos produtivos; gestão empresaria para micro empreendedores; aperfeiçoamento em serviços domésticos; reciclagem em jornal; aperfeiçoamento para garçom e garçonete; aperfeiçoamento de corte e escova e noções básicas de doces e salgados, cidadania e direitos humanos, saúde pública e fabricação de material de limpeza. Destacam-se também as comunidades de pescadores.

 Resultado: os programas desenvolvidos com vista ao mercado de trabalho, dentro do Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER propiciaram um melhor gerenciamento dos negócios empresariais dos micros empreendedores; o aprendizado e o melhoramento de atividades produtivas; a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. O programa de desenvolvimento comunitário PRODEC/CAIXA trouxe para as unidades habitacionais trabalhadas uma melhor relação entre mutuários e empresa. O programa Serviço Civil Voluntário do Ministério da Justiça resgatou a cidadania de 30 jovens egresso do serviço militar no município de Bayeux. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PET destinaram a capacitar as mães das crianças envolvidas no programa no intuito de gerar alternativa de renda e emprego para a comunidade local, as capacitações foram realizadas em 42 municípios do Estado da Paraíba.

Cursos Ministrados:

Administração de Associação Rural; Noções de Associativismo e Cooperativismo; Uso Alternativo de Agrotóxico; Alimentação Alternativa; Farmácia Viva; Noções Básicas de Cidadania; Beneficiamento de Alimentos; Vacinação Animal – noções básicas; Uso e Manejo da Caprinocultura; Noções básicas de Piscicultura; Higiene e Beneficiamento de Alimentos; Educação Ambiental; Noções Básicas de Irrigação; Serigrafia; Fabricação de Material de Limpeza; Arte Culinária Doméstica; Noções de Artesanato; Técnica de Textura em Parede; Saúde Básica do Trabalhador; Relação Publica; Gerenciamento de Micro empreendedor; Noções de Refrigeração; Educação Ambiental; Implantaçao da Coleta Seletiva de Residuo Solido.

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