quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cacique Potiguara recebe título de maior honraria da UFPB


Podemos destacar o papel social da nossa instituição com a homenagem ao líder da comunidade indígena potiguar na paraíba caboquinho.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concedeu, nesta terça-feira (18), no auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, o título de Doutor Honoris Causa a Antônio Pessoa Gomes (Cacique Caboquinho).
 
Ao fazer o discurso panegírico, a propositora do título, professora Wilma Martins de Mendonça enalteceu a luta do Cacique Caboquinho, que enquanto chefe geral, durante os anos de 2001 a 2011, empreendeu pela retomada da terra potiguara e indígena de Monte-Mór, lutou pela saúde e educação diferenciada de seu povo criando a escola potiguara, anseios dos jovens e necessidades do seu povo.

“Com essa titulação a gente procura atender as novas metas curriculares que visam a valorização da cultura indígena, ao mesmo tempo em que a gente busca promover a unidade dos intelectuais brasileiros da nossa academia e dos nossos vários povos em um verdadeiro encontro de saberes, que são indiscutivelmente o nosso mosaico cultural construído por um povo mestiço no corpo e na alma”, disse Wilma.

 
“Somos todos filhos da natureza”

Cacique Caboquinho, se sentiu honrado por receber esse título e agradeceu a todos dizendo que “esse título não é só meu, esse título é de todos, potiguaras e tabajaras também, somos todos filhos da natureza”, ponderou Caboquinho. Muito emocionado durante seu discurso, o receptor da honraria dedicou aos seus três filhos o título recebido pela UFPB, dizendo que durante os anos de luta teve que estar longe deles por longos períodos.

Ativismo indígena para investigação de saberes acadêmicos
A Reitora discorreu que “Cacique Caboquinho é agora sagrado e consagrado Doutor Honoris Causa da maior Universidade do Estado da Paraíba; essas expressões que alcançou nacional e internacionalmente não foram apenas pela causa indígena, mas também pela criação através de seu ativismo de focus longínquos para investigação e saberes acadêmicos”.


 


O Cacique Caboquinho é considerado como uma das presenças indígenas mais marcantes na criação da unidade dos povos indígenas brasileiros, ou do Movimento Indígena, como conhecemos hoje. Foi membro titular da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista/Ministério da Justiça), de 2005 a 2015, tendo exercido o cargo de Cacique Geral do Povo Potiguara, durante os anos de 2001 a 2011.
Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)





http://www.ufpb.br/content/cacique-potiguara-recebe-t%C3%ADtulo-de-maior-honraria-da-ufpb

Nenhum comentário:

Postar um comentário