terça-feira, 9 de junho de 2020

CEPAL seleciona Projeto de Extensão da UFPB para publicação no Repositório de Casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil.


Através de webinar, no último dia 26/05 do corrente ano, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, tornou público 66 projetos que foram selecionados para constar no repositório dos estudos de caso sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil.
O projeto Big Push para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil: o caso da política de coleta solidária de resíduos em Bonito de Santa Fé – PB, na área de reciclagem e resíduos, foi um dos selecionados pelo Comitê de Avaliação, constituído por representantes do Ministério da Economia do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e CEPAL.
O objetivo da CEPAL é “dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências e iniciativas que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento no Brasil”, com abrangência nos setores públicos e privados de todo território nacional, abordando os temas de infraestrutura (energia, logística, saneamento); sociobiodiversidade; educação, capacitação e pesquisa; indústria; agropecuária e uso do solo; reciclagem e resíduos; e outros.
Segundo o Extensionista e Economista Tarcísio Valério da Costa (coordenador), lotado na Pró reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Paraíba, o projeto iniciado em 2011, constatou da organização social dos catadores com a formação da Associação (ASCAMAR), a implantação da logística da coleta seletiva no município de Bonito de Santa Fé-PB e educação ambiental junto à comunidade, trabalhos realizados em Parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé-PB. Em 2012 o projeto teve apoio do Governo do Estado da Paraíba, através do Projeto Cooperar com o investimento na construção de galpão em um terreno doado pela Prefeitura Municipal e compra de equipamentos (prensa, caminhão, balança, carro de coleta manual, elevador de carga) e, em 2013 recebeu o título Cidade Pró-Catador do Governo Federal, como práticas municipais que contribuíram a implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010), beneficiando hoje cerca de 30 famílias de catadores.
O artigo consta os nomes como autores da Profa. Ana Virginia Moreira Gomes (Universidade de Fortaleza - UNIFOR), Dieric Guimarães Cavalcante (University of Toronto) e Letícia Brena Matos Maciel (Universidade de Fortaleza - UNIFOR) que conheceram o projeto em fevereiro de 2019, através de uma pesquisa nacional (CNPQ) sobre os projetos ganhadores do prêmio Cidade Pró-catador. e colaboraram na elaboração para concorrência do edital.
Disponível no site: https://biblioguias.cepal.org/bigpushparaasustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário