segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Projeto de Extensão da UFPB fica em Primeiro Lugar no Premio Cidade Pro Catador.


No ultimo dia 19/12/2013, recebeu das mãos da Presidenta Dilma Rusself, como primeiro colocado no “Premio Cidade Pro Catador”, a Prefeita Alderi Caju de Bonito de Santa Fé-PB e a catadora Rita Miguel, durante o encontro com os catadores e moradores de rua, em São Paulo. O premio foi destinado aos municípios que contribuem com à implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis, dentro da Politica Nacional de Resíduo Solido (Edital de Seleção Pública nº 001/2013), sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Os outros municípios vencedores foram: Crateus-CE, Arroio Grande-RS e Ourinho-SP. Esteve presente na solenidade Socorro Pires (secretaria de administração), Luís Fernandes (secretario de agricultura e meio ambiente), Dep Estadual Gervásio Maia, Tarcísio Valério (Extensionista da PRAC/UFPB) que foi coordenador da implantação do projeto.
O Projeto:
Segundo o Economista e Extensionista Tarcisio Valerio (UFPB/PRAC) e Diretor Executivo do GETEC, foi usada uma “metodologia participativa” para implantação da coleta seletiva, onde prioriza o empoderamento dos catadores, procurando deixar em suas mãos a responsabilidade da gestão pela coleta a partir do que foi construído no processo de capacitação. Em Bonito o projeto foi iniciado em out/2011 e hoje conta com a parceria do Projeto Cooperar/Banco Mundial que financiou a construção de um galpão e aquisição de equipamentos a que vem melhorarem a logística de coleta no município e agregar valor na comercialização do produto. As ações de capacitação foram para 65 catadores, envolvendo os conceitos teóricos do associativismo, economia solidária, educação ambiental e cidadania, estudo de mercado, buscar junto ao município implantar uma logística de coleta do material reciclado diferenciada. Um dos pontos principais no projeto é o processo de educação ambiental (sensibilização) junto à comunidade para fazer a separação do resíduo seco x molhado, sem o qual não é possível ter sucesso no projeto. Por fim, destaca-se que é necessário primeiramente à vontade politica do Gestor local, depois a inclusão social dos catadores e finalmente implantação da educação ambiental, sensibilizando a comunidade local no processo de separação dos resíduos sólidos.
Segundo ainda o Economista Tarcisio Valerio já é a segunda premiação ganha com este trabalho de extensão, sendo a ultima pelo município de Sertãozinho em 30/11/2011 com o premio “Cidade Cidadã”, reconhecida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.
Esta experiência metodológica, já vencedora por duas vezes pode ser replicada para outros municípios, porque apresenta o triple da sustentabilidade, envolvendo o social, econômico e o ambiental e já consta de uma programação para 2014 da própria UFPB/PRAC para levar a vários municípios através do Programa “UFPB EM SEU MUNICÍPIO” que tem a frente a coordenação do Prof Orlando Vilar. Maiores informações pelo email: tarcisio.pb@ibest.com.br e fone 9932-5573/8821-9054/3216-7599.







Nenhum comentário:

Postar um comentário