terça-feira, 9 de junho de 2020

Gravimetria: Getec realiza estudos para o PGIRS de São José de Piranhas


Foi realizado o município de São José de Piranhas de 10 a 13 de março do corrente ano, o estudo gravimétrico que será usado para adequar a gestão dos serviços públicos de limpeza urbana, ações que estarão no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.
A gestão dos resíduos sólidos, com o fim do lixão, é uma das metas do Prefeito Chico Mendes, onde foram mobilizados os agentes de saúde e de limpeza do município, sob a coordenação do Secretário de infraestrutura o Sr. Tiago Sobral e da Saúde a Dra. Neuma Cavalcanti, que ajudaram na logística da coleta dos resíduos junto à comunidade. Na oportunidade foram utilizados os agentes de limpeza de saúde do município.
A equipe encarregada para realização dos trabalhos será o Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC, que tem a coordenação do economista Tarcísio Valério da Costa e dos técnicos do GETEC, Palloma Morais (Engenheira Ambiental) e Genival Quirino (Engenheiro Agrônomo), em parceria com a UFPB/PRAC.
A gravimetria vai possibilitar: a) conhecer a composição gravimétrica do resíduo sólido domiciliar (seco x molhado); b) estimar geração per capita; indica a possibilidade de aproveitamento das frações recicláveis e da matéria orgânica; c) auxiliar na projeção da geração dos resíduos sólidos para planos de gerenciamento futuros (aterro sanitário).















Nenhum comentário:

Postar um comentário