segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATIVIDADES REALIZADAS:


1996Capacitação em 20 áreas de assentamento (10 áreas do INCRA e 10 áreas do INTERPA), ministrando o curso de Administração de Associações Rurais. Capacitando 500 treinandos.

Realização do vídeo “Pelos caminhos da Reforma Agrária”, retratando a realidade dos assentamentos do Estado. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE – PB.

1997Participação no Programa de Desenvolvimento Comunitário – PRODEC/CAIXA, em 24 condomínios localizados nos municípios de Campina Grande e João Pessoa, desenvolvendo as seguintes atividades: reuniões, dinâmicas de grupo, pesquisas informativas, boletins informativos, oficinas pedagógicas, treinamentos específicos e atividades culturais. Capacitando 360 treinandos.

Capacitação em 13 áreas de assentamento do INTERPA, ministrando os seguintes cursos: Administração de Associações Rurais, Bovinocultura de Leite, Caprinocultura, Conservação de Solos e Alimentação Alternativa. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE – PB. Capacitando 325 treinandos.
           
1998Capacitação em 08 comunidades periféricas da capital, ministrando os seguintes cursos: Chocolate Artesanal, Aperfeiçoamento em Serviços Domésticos (Faxineira, Cozinheira e Lavadeira); Reciclagem em Jornal, Aperfeiçoamento para Garçom e Garçonete, Gerenciamento de Projetos Produtivos, Aperfeiçoamento em Corte e Escova. Capacitando 200 treinandos.

Capacitação em 23 áreas de assentamento do INTERPA, ministrando os seguintes cursos: Gerenciamento de Projetos Agropecuários, Gerenciamento de Projetos Produtivos, Noções Básicas sobre Reforma Agrária, Caprinocultura, Bovinocultura de Leite. Capacitando 575 treinandos.

Realização do I Encontro de Trabalhadores Assentados em Áreas do Estado
Período: 04 a 05 de novembro de 1998
Local: Auditório do Interpa. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE – PB.

1999 – Capacitação em 11 Comunidades Rurais coordenadas pelo INTERPA, ministrando os seguintes cursos: Administração de Associações Rurais; Conservação de Solos e Águas; Aplicação de Agrotóxicos; Curso Básico em Saúde Pública; Noções Básicas Sobre Reforma Agrária. Capacitando 275 treinandos.

Capacitação em 06 turmas no Estado da Paraíba pelo Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER, ministrando os seguintes cursos: Gerenciamento para Micros Empreendedores; Gerenciamento de Projetos Produtivos e Gerenciamento de Projetos Artesanais. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE - PB. Capacitando 120 treinandos.

2000Capacitação de 30 turmas no estado da Paraíba pelo Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER, ministrando o curso: Gestão Empresarial para Micros Empreendedores. Municípios: Patos, Souza, João Pessoa, Itabaina, Guarabira. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE - PB. Capacitando 600 treinandos.

2001- Execução do Programa Serviço Civil Voluntário no Município de Bayeux, destinado a Jovens Egresso do Serviço Militar. Plano de Qualificação Profissional 2001 – SETRAS/SINE – PB - Ministério da Justiça. Capacitando 30 treinandos.

Capacitação em 20 áreas de Assentamento do estado da Paraíba ministrando os seguintes cursos: Administração de Associações Rurais; Caprinocultura; Técnicas de Irrigação; Controle Alternativo de Pragas e Aplicação de Agrotóxicos e Higiene e Beneficiamento de Alimentos. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE - PB. Capacitando 500 treinandos.

Capacitação em 04 aldeias indígenas do estado da Paraíba, ministrando os seguintes cursos: Administração de Associações; Técnicas de Irrigação; Alimentação Alternativa e Carcinocultura Sustentável. Convênio FUNAI. Capacitando 30 treinandos.

2002Capacitação em 06 áreas de Assentamento do Estado da Paraíba ministrando o Curso de Administração de Associações Rurais e Educação Ambiental. Plano de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE - PB. Capacitando 150 treinandos.

                 Capacitação em 42 municípios do Estado da Paraíba ministrando o Curso de Fabricação de Produto de Limpeza, para familiares de crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Convenio: SETRAS/SINE-PB. Capacitando 840 treinandos.

2003 – Capacitação em 03 áreas de Assentamento do Estado da Paraíba, (Assentamento Dona Antônia e Capim Açu – Conde e Capim de Cheiro – Caaporã) ministrando o curso de Administração de Associações Rurais; Noções de Cidadania; Noções de Piscicultura; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental. Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB. Capacitando 75 treinandos.

       Participação na Comissão Estadual para Preparação da Conferência Nacional do Meio Ambiente na versão Adulta e Infanto Juvenil, em parceria com IBAMA-PB e demais entidades representativas. No período de junho a novembro de 2003.

2004Parceria com a Rede de Educação Ambiental na realização do Encontro Paraibano de Educação Ambiental, no período de 6 a 8 – outubro - 2004. Realizado no SEBRAE-PB – João Pessoa-PB. Apoio: Banco do Nordeste/CIMPOR/CHESF/SEBRAE-PB/MILLENNIUM CHEMICAL INC.

        Indicado para compor como representante da sociedade civil na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Paraíba – CIEA – PB.

2005 - Capacitação em 02 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Administração de Associações Rurais e Desenvolvimento Sustentável; Noções de Cidadania; Vacinação - noções básicas; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental; Alimentação Alternativa; Farmácia Viva; Beneficiamento de Alimentos. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB. Capacitando 64 treinandos, nos municípios de Olho D água – Comunidade Riacho do Meio e Santana dos Garrotes – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, totalizando 200 horas/aulas cada curso.

            - Capacitação de 30 associados da Associação dos Catadores de Material Reciclado do município de Guarabira - PB. Cursos ministrados: Gestão em Associativismo – 48 horas/aula e Preservação do Meio ambiente e Cidadania - 64 horas/aula. Realização: Prefeitura Municipal de Guarabira – Secretaria de Meio Ambiente. Período de maio a junho de 2005.

2006 – Capacitação em 02 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Administração Rural, através dos módulos; Noções de Cidadania; Uso e Manejo da Caprinocultura; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental; Alimentação Alternativa; Farmácia Viva; Beneficiamento de Alimentos. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB. Capacitando 58 treinandos, nos municípios de Teixeira – Comunidade Tauá e Princesa Isabel – Câmara Municipal, totalizando 200 horas/aulas cada curso.

          - REALIZAÇÃO de Contrato junto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL /CEF/GIDUR/JP para a Prestação de Serviços Técnicos Sociais Especializados, com vigência de 24 meses com prorrogação até 60 (sessenta) meses, conforme edital 001/2006. Inicio 02/10/2006 e Vigência: 30/03/2011.

2007 - Capacitação em 03 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Administração Rural, através dos módulos; Noções de Cidadania; Uso e Manejo da Caprinocultura; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental; Alimentação Alternativa; Farmácia Viva; Beneficiamento de Alimentos. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB. Capacitando 58 treinandos, nos municípios de Sapé – Área de Assentamento Padre Gino; Rio Tinto – comunidade de Salema; e Boa Vista, totalizando 200 horas/aulas cada curso.

          Capacitação em Gestão em Associativismos e Educação Ambiental para 30 famílias de Catadores do município de Guarabira. Parceria: Prfeitura Municipal de Guarabira e Associação dos Catadores de Guarabira. Totalizando 64 horas/aula.

          Implantação de uma Unidade de Reciclagem de Resíduo Sólido no município de Algodão de Jandaira/PB. Constituição da Associação de Catadores e Capacitação em Associativismo e Educação Ambiental. Capacitando 15 treinandos, com 80 horas/aula. Parceria: Prefeitura municipal de Algodão de Jandaira.

2008 - Capacitação em 03 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Administração Rural e Apicultura e Piscicultura, através dos módulos: Noções de Cidadania; Uso e Manejo da Caprinocultura; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental; Alimentação Alternativa; Beneficiamento de Alimentos, Noções de Apicultura; Noções de Piscicultura. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB/MTb. Capacitando 56 treinandos, nos municípios de Patos, São João do Rio do Peixe e São João do Tigre, totalizando 200 horas/aulas cada curso.

2009 - Capacitação em 02 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Apicultura e Agricultura Orgânica, através dos módulos: Noções de Cidadania; Uso e Manejo da Caprinocultura; Uso alternativo de Agrotóxicos; Educação ambiental; Beneficiamento de Alimentos, Administração Rural, Custo de Produção, Noções de Apicultura. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SETRAS/SINE-PB/MTb. Capacitando 34 treinandos, nos municípios de Cruz do Espírito Santo - Assentamento Dona Helena e Tacima – Assentamento Vazante, totalizando 200 horas/aulas cada curso.

Capacitações em 05 municípios paraibanos, através da implantação do Pro Jovem Trabalhador – Juventude Cidadã, nos arcos ocupacionais: Relações Humanas e Ética Profissional e Guia Turístico – município de Alagoa Grande; Artesanato Regional e Apicultura – município de Cajazeiras; Artesanato Regional e Piscicultura – município de Coremas; Apicultura e Piscicultura – município de Princesa Isabel; Artesanato Regional – município de São João do Rio do Peixe. Totalizando 270 treinandos, durante 05 meses, com 525 hora/aulas. Conteúdo Programático: Quaficação Social – 100 hs: Cidadania e Diretos humanos, estatudo da criança e adoslecentes- direitos e deveres, associativismo e cooperativismo, economia solidaria, direitos trabalhistas, saude do trabalhador, prevençao de doenças sexualmente transmissiveis, combate ao uso de drogas, preservação do meio ambiente, formaçao de politicas publica; Qualificação Profissional – 200 hs: (Artesanato Regional, Apicultura, Piscicultura, Guia Turistico (noções) e Relações Humanas e Etica Profissional); Serviço Comunitario – 125 hs; Estimulo a Escolaridade – 100 hs. Promoção: Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Humano/Governo Federal/Ministerio do Trabalho e Emprego.

2010 - Implantação de uma Unidade de Reciclagem de Resíduo Sólido no município de Sertãozinho/PB. Objetivo: Constituição da Associação de Catadores, Capacitação em Associativismo, Economia Solidária e Educação Ambiental e sensibilização da comunidade para implantação da coleta seletiva. Capacitando 12 treinandos, com 80 horas/aula. Parceria: Prefeitura municipal de Sertãozinho/Secretaria de Saúde.

2011 - Capacitação em 02 Comunidades Rurais do Estado da Paraíba, ministrando os cursos de Apicultura e Fruticultura, através dos módulos: Noções de Cidadania; Alimentação Alternativa; Uso alternativo de Agrotóxico; Meio Ambiente: Preservação dos Recursos Naturais; Beneficiamento de Alimentos; Administração Rural; Noções de Piscicultura; Apicultura Básica e Fruticultura. Através do Plano Nacional de Qualificação Profissional – SEDH/SINE-PB/PLANTEQ/MTb. Capacitando 44 treinandos, nos municípios de Bonito de Santa Fé e Nazarezinho – Sitio Carnaúbas, totalizando 400 horas/aulas cada curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário